sábado, 30 de outubro de 2010

Astrônomos dizem que sistemas solares como o nosso são comuns

Astrônomos dizem que sistemas
solares como o nosso são comuns


Nasa
Quase 1 em cada 4 estrelas como o Sol pode ter planetas do tamanho da Terra

Quase uma em cada quarto estrelas como o Sol pode ter planetas do tamanho da Terra, revelou um estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, sobre estrelas que têm massa parecida à do nosso astro-rei.

Os astrônomos Andrew Howard e Geoffrey Marcy escolheram as estrelas 166 G e K, que ficam a 80 anos-luz da Terra. Durante cinco anos, eles as observaram com o poderoso telescópio Keck para determinar o número, a massa e a distância orbital de qualquer um de seus planetas.

Segundo Howard, das cem estrelas parecidas com o nosso Sol, uma ou duas têm planetas do tamanho de Júpiter, aproximadamente seis têm o tamanho de Netuno e cerca de 12 possuem as chamadas Super Terras, com massa entre três e dez vezes a do nosso planeta.

Ele explicou que se forem levados em conta planetas do tamanho da Terra – com massa entre 1,5 e duas vezes a massa de nosso planeta – devem haver cerca de 23 planetas para cada cem estrelas. Howard acrescentou que isso significa que “à medida que a Nasa desenvolver, na próxima década, novas técnicas para encontrar planetas do tamanho do nosso, não teremos que ir muito longe”.

Como os pesquisadores detectaram apenas planetas próximos, deve haver mais planetas do tamanho do nosso a distâncias maiores.

Os astrônomos usaram telescópios Keck de dez metros, no Havaí, para medir as oscilações por minuto de cada estrela. Técnicas atuais permitem a detecção de planetas com massa e próximos o suficiente para que suas estrelas causem oscilações de cerca de um metro por segundo. Apenas 22 das estrelas tinham planetas detectáveis – de um total de 33 – dentro dessa faixa de massas e distâncias.

Depois de admitir que algumas das estrelas foram mais observadas do que outras, os pesquisadores estimaram que cerca de 1,6% das estrelas parecidas com o Sol da amostra continha planetas do tamanho de Júpiter e 12% tinham Super Terras (com massas entre três a dez vezes maiores que a de nosso planeta). Se a tendência em encontrar cada vez mais planetas menores continuar, 23% dessas estrelas devem ter planetas do tamanho do nosso.

Com base nessas estatísticas, os pesquisadores estimam que o telescópio deverá detectar entre 120 e 260 mundos terrestres possíveis orbitando 10 mil estrelas G e K próximas com períodos orbitais menores de 50 dias. Marcy disse que 12 planetas possíveis também foram detectados, mas ainda precisam de confirmação. Se esses candidatos forem incluídos nas contas, ao todo serão 45 planetas em torno de 32 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário