quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Sonda japonesa traz partículas de asteroide para Terra

Hayabusa terminou uma missão de sete anos no espaço em junho

Jaxa/AFP

A Jaxa (agência de exploração espacial japonesa) anunciou ter confirmado a presença de 1.500 partículas de asteroide em amostras tiradas pela sonda Hayabusa, que fez uma viagem de sete anos pelo espaço. É a primeira vez que matérias tiradas diretamente de um objeto do espaço que não seja a Lua são trazidas à Terra.

As 1.500 partículas são todas muito pequenas, o que exige tecnologias especiais para análises mais avançadas, explicou a agência. Agora, os cientistas vão usar esses dados para buscar pistas sobre a formação da Terra e do Sistema Solar.

Também analisarão o que poderá ser feito caso o planeta corra o risco de ser destruído pelo impacto de um asteroide (objetos espaciais metálicos e rochosos que fazem sua órbita em torno do Sol, mas são muito pequenos para serem considerados planetas).
A cápsula com o conteúdo das partículas foi recuperada em junho passado no deserto australiano, após ter sido largada pela sonda Hayabusa, durante o retorno à Terra. A sonda desintegrou-se na atmosfera, concluindo uma viagem de sete anos e 6 bilhões de km percorridos no espaço.

A sonda, lançada em 2003, aterrissou em 2005 em um corpo celeste denominado Itokawa, cuja idade é de vários milhões de anos, com a missão de recolher matéria para estudo.

Em seguida, a sonda foi obrigada a superar inúmeros problemas técnicos, entre eles a gravidade fraca presente na superfície do pequeno asteroide. Dificuldades de telecomunicações com a sonda, avarias nos motores, baterias e outros equipamentos forçaram os técnicos a adiar por três anos sua volta, com a viagem se transformando em verdadeira odisseia.

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário